Uma das plantas ornamentais mais apreciadas em jardins, devido ao colorido proporcionado por suas folhas, é a coléus.
Podendo ser considerada como uma planta de fácil cultivo e que encanta jardins externos ou vasos em ambientes internos, a coléus pode desenvolver folhas com as mais variadas cores, que variam do vermelho, roxo, rosa, amarelo até aos tons mais esverdeados.
imagem: Angela Chacón
Características da planta coléus
De origem asiática, a Coléus scutellarioides, é uma ótima espécie de planta perene que pode ser cultivada para compor a decoração de jardins e ambientes internos, devido as cores vibrantes que ela pode desenvolver.
Curioso, que em algumas regiões ela pode ser conhecida como coração-magoado ou coleus-de-java. A alta procura pelo cultivo da planta, se deve ao formato e as cores de suas folhas, que encantam qualquer pessoa que passe por ela.
Como cultivar a Coléus?
O cultivo da planta coléus não é nada complicado e ela necessita apenas de alguns cuidados básicos para que possa crescer e desenvolver suas lindas folhas de cores vibrantes.
Contudo, é importante destacar que, por mais que a Coléus se adapte bem a quase todos os tipos de climas, ela não gosta de ser cultivada em lugares de frio intenso, além de não tolerar geadas.
1- Preparo do substrato
Se atente as características do substrato que será usado para fazer o cultivo da Coléus. O ideal, é que seja usado um substrato com uma boa drenagem e que ele seja rico em matéria orgânica.
Como recomendação de adubo, você pode utilizar uma porção de borra de café e húmus de minhoca, que garantirão o fornecimento de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.
2- Exposição a luz
Seja em um jardim externo ou dentro de casa, o recomendado é fornecer o máximo de luz natural possível para a sua coléus.
Para que se desenvolva corretamente, ela precisa ficar em um local bem iluminado e receber pelo menos quatro horas de luz direta do sol.
3- Frequência das regas
Quanto as suas regas, o recomendado é manter o substrato sempre úmido, mas evitando o encharcamento de suas raízes que podem acabar apodrecendo se ficarem expostas a muita água.
Para fazer esse controle, você pode conferir com o próprio dedo a umidade do substrato ou usar um palito de madeira. Assim que nota que o substrato está ficando seco, pode fazer a rega com uma quantia que apenas umedeça o substrato.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
3 Comentários
Lindas amei eu cultivo plantas queria sempre saber das novidades
Gracias. Tu explicación es de fácil entendimiento!!!
Boa noite tudo bem?
Obrigada pela orientação, muito boa.
Tenho mais de 5 cores , minha preocupação é como fazer para os colleus não morrer no inverno? Como colher as sementes?
Obrigada.
Deus te abençoe hoje e sempre. Bjs
Bernadette moreirs
Deixe um Comentário