A planta Ciclame (Cyclamen persicum), também conhecido como Ciclame da Pérsia ou Ciclame de Alepo, é uma planta que pertencente a um gênero botânico que conta com diversas espécies. No Brasil, as espécies de Ciclames mais conhecidas são a C. Graecum e C. Persium.
Historicamente, acredita-se que ela tenha surgido nas ilhas Gregas e na região do Mar Mediterrâneo e no Brasil, seu porte pequeno possibilita que seja cultivada em qualquer cantinho, desde que seja um local bem iluminado.
Imagem: akhil
Características da planta ciclame
Entre as principais características da planta ciclame, está seu tamanho, que normalmente não passa de 20 cm de altura e até mesmo quando é cultivada em vasos, se espalha em pequenas moitas.
Dessa forma, a flor cliclame caiu nas graças dos adoradores de vasos decorativos e hoje é muito utilizada para decorar ambiente, já que deixa o local muito mais encantador, belo e delicado.
Floração da planta ciclame
Mesmo sendo uma planta de característica perene, ela pode ser cultivada anualmente. Porém, sua floração ocorre entre os meses de março e outubro, mais precisamente na época do inverno.
Aliás, após iniciar sua floração, a planta ciclame pode se apresentar nas mais diversas cores desde flores vermelhas, rosa, branco e salmão, além de poder contar com os mais variados tamanhos e formas.
Como cuidar da flor Ciclame?
Entre as vantagens de cultivar essa a flor ciclame, está sua manutenção. Mesmo que você não seja um expert em jardinagem, não sentirá dificuldades para cuidar dela. Assim como outras flores de meia sombra, ela também depende apenas de cuidados básicos para sempre conseguir florescer.
1- Cuide da exposição ao sol
O principal cuidado que se deve ter com a planta ciclame, é a exposição da planta ao sol, que deve ser de meia-sombra, dando preferência para locais mais frescos.
Por isso, é muito comum de ver vasos de cyclamen decorando janelas e sacadas que não recebam luz direta do sol.
2- Solo ideal
Normalmente, ao serem compradas em vasos decorativos, as flores ciclames já possuem um solo bem equilibrado para seu desenvolvimento.
Mesmo assim, o ideal é ela seja cultivada em um solo contendo um substrato rico em matéria orgânica, podendo ser uma mistura de terra, adubo e casca de pinus.
3- Regas
O recomendado é sempre regar a planta ciclame pela manhã ou após o por do sol, já que se for feita em horários mais quentes, pode acabar queimando a planta.
Quanto a quantidade e frequência, ela deve ser feita somente para deixar a terra úmida e sem excessos, devendo ser feita apenas duas vezes na semana.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário