Peperômia melancia: como cuidar da planta com 4 dicas essenciais.

Suzana Machado

Updated on:

Peperomia melancia

Encantadora por sua beleza única, a Peperômia melancia virou umas das plantas mais queridinhas pelos adeptos a jardinagem, em especial aos que amam o estilo urban jungle.

Anúncios

Com um aspecto bastante delicado, a peperômia melancia é uma ótima opção de plantas para ser cultivada dentro de casa, já que é de fácil manutenção, não cresce muito (não passa de 30 cm de altura) e ainda embeleza o ambiente.
Imagem: oficina_manual

Características da peperômia melancia

A principal característica da peperômia melancia está no aspecto de suas folhas, que são arredondadas, possuem leves riscos prateados em sua superfície e lembram muito a casca de uma melancia.

peperomia melancia 1 Peperômia melancia: como cuidar da planta com 4 dicas essenciais.
Imagem: Floricultura Pilger (@floriculturapilger) – Folhas da pep. melancia que lembram a casca de uma melancia

Se não bastasse sua beleza encantadora, a peperômia melancia ainda é uma planta que não necessita de muitos cuidados, podendo ser cuidada sem maiores problemas em um vaso dentro de ambientes internos.

Anúncios

Como cuidar da peperômia melancia?

Por mais que a planta possua um crescimento lento, a peperômia melancia é muito escolhida para ser cultivada em vasos, já que requer apenas de cuidados simples para seu desenvolvimento, mas que são considerados essenciais para que possa se desenvolver.

1- Escolha do vaso

O primeiro passo para que sua peperômia melancia se desenvolva corretamente, é fazer a escolha de um vaso que possua furos na parte inferior para que haja o correto escoamento da água após as regas. Os tipos de vasos mais recomendados neste caso são os de barro, cerâmica ou de plástico.

peperomia melancia 2 Peperômia melancia: como cuidar da planta com 4 dicas essenciais.
Imagem: Pense Verde21 (@penseverde21)

Se atente apenas, com a frequência das regas conforme o material do vaso. em geral, o vaso de plástico costuma conservar mais a umidade e possui menos respiro, podendo ser mais indicado para quem precisa de mais espaçamento entre as regas. Já os vasos de barro e cerâmica, são mais porosos e por isso necessitam de regas mais frequentes.

2- Escolha do substrato

Após a escolha do tipo de vaso que será usada para cultivar a peperômia melancia, opte pela escolha de um substrato que possua uma boa drenagem e que seja muito bem adubado com matéria orgânica.

Anúncios

Como recomendação, você pode usar como adubo o húmus de minhoca, esterco de naimal seco, borra de café ou o bokaschi, que garantirão um bom fornecimento de nutrientes para a planta.

3- Frequência das regas

Assim como outras espécies de plantas que se desenvolvem em locais de meia-sombra, a peperômia melancia não gosta de ser regada com muita frequência e não tolera um solo muito encharcado.

peperomia melancia 3 Peperômia melancia: como cuidar da planta com 4 dicas essenciais.
Imagem: Cheiro De Verde (@cheirodeverde)

Por isso, o recomendado é de sempre fazer o teste do dedômetro antes realizar a rega da planta e só molhar se o solo já estiver totalmente seco, além de não exagerar na quantidade de água.

Anúncios

4- Iluminação

Quanto a iluminação, o indicado é cultivar sua peperômia melancia em um local com bastante iluminação, mas cuidando para que não fique exposta a luz direta do sol por muito tempo, já que ele pode acabar queimando as suas folhas.

Veja também

7 comentários em “Peperômia melancia: como cuidar da planta com 4 dicas essenciais.”

Os comentários estão encerrado.