Palmeira fênix: como cuidar em jardins + 10 lindas formas de decorar com essa planta versátil.

Escrito por:
Palmeira fênix: como cuidar em jardins + 10 lindas formas de decorar com essa planta versátil.

Ao pensar em decorar os ambientes com algum tipo de palmeira, logo nos vem algumas espécies na cabeça. A palmeira fênix, por exemplo, é uma delas. Nativa da Ásia, essa espécie de palmeira é muito usada em decorações mais ornamentais em jardins externos, mas pode muito bem compor uma decoração internar, sendo cuidado em vasos decorativos.

Dessa forma, a palmeira fênix pode ser a planta ideal para dar ao seu ambiente aquele ar tropical e ainda compor sua decoração, seja ela interna ou em jardins externos. Além disso, você não precisa se preocupar muito com seus cuidados, já que é bem simples cuidar dessa espécie de palmeira.
Imagem: mercadaodasplantascaxias

Crescimento da palmeira fênix

Uma das principais dúvidas ao pensar em decorar um jardim ou um vaso em um ambiente inteiro usando uma palmeira, é quanto ao tamanho que ela pode atingir, já que a maioria das espécies de palmeira tendem a crescer muito.

Palmeira fênix
Imagem: paisagismo.andreluis – Palmeira cultivada em jardim externo

Com a palmeira fênix isso não é diferente, já que ela pode crescer muito, também. Existem casos em que ela pode chegar aos 4 metros de altura, principalmente quando são cultivadas em jardins externos.

Palmeira fênix
Imagem: quitandasdasfloresslz – Palmeira cultivada em vaso

Porém, você pode controlar esse crescimento se preferir cultivar a palmeira fênix em um vaso decorativo, por exemplo, realizando podas frequentes para manter no tamanho desejado.

Como cuidar da palmeira fênix?

Por mais que seja super prático e fácil cuidar dessa espécie de palmeira, é preciso se atentar em alguns detalhes, já que por mais que ela aparente ter todo esse tamanho, ela é muito delicada.

1- Frequência das regas

O principal cuidado com sua palmeira fênix é a frequência das suas regas. O ideal, é você regar sua palmeira diariamente no início do seu plantio. Posteriormente, quando você sentir que sua palmeira já está fixada ao solo, é possível manter apenas duas regas por semana.

2- Exposição ao sol

Por mais que a palmeira fênix possa ficar em locais com menor incidência de luz, recebendo a luz natural de forma indireta, o ideal é que você sempre se atente em deixar sua palmeira recebendo a luz direta do sol, por pelo menos quatro horas no dia.

3- Cuidados com o solo

Outro ponto a cuidar é solo para cultivar a palmeira fênix. O recomendado é que o solo onde ela será cultivado seja bem drenado e arejado. Dessa forma, você pode misturar o substrato com perlita ou areia, assim você consegue manter ela sempre úmido.

4- Adubação correta

Cuide da adubação inicial dessa espécie de palmeira. No início, na fase de muda ainda, ela requer uma adubação mais concentrada com nitrogênio, podendo ser feita até mesmo com adubo orgânico.

Como cuidar de palmeira fênix no vaso?

Como dito anteriormente, é totalmente viável cuidar dessa espécie de palmeira em vasos decorativos.

Palmeira fênix em vaso
Imagem: rosadosventos.s.a – Cuidando da palmeira fênix em vaso decorativo

Para isso, você deve seguir as mesmas dicas citadas a cima e cuidar apenas com o tamanho do vaso que será comprado para cultivar sua palmeira fênix, já que ele deve ser feito de um material muito resistente.

Decoração com palmeira fênix

Confira a seguir, algumas inspirações que usaram a palmeira na decoração e conseguiram criar ambientes incríveis.

1 – Palmeira em vasos de crescimento

Palmeira fênix em vaso
Imagem: herapaisagismoejardinagem

2- Revitalização de área gourmet

Palmeira fênix
Imagem: arteepaisagemfoz

3- Sala decorada

Palmeira fênix
Imagem: AR ARQUITETURA & DESIGN

4- Complementa a decoração de fachadas

Palmeira fênix
Imagem: MARIANA MOREIRA

5- Ideal para compor pérgolas de madeira

Palmeira fênix
Imagem: CP PAISAGISMO

6- Fica ótimo decorando a sala de estar

Palmeira fênix
Imagem: CANTINHO DAS FLORES AREIA

Veja Também

Deixe um Comentário

16 + 8 =