Flor-de-maio: 4 dicas de como cuidar da espécie considerada um cacto

Escrito por:
Flor-de-maio: 4 dicas de como cuidar da espécie considerada um cacto

Muito encontrada na região norte do estado do Rio de Janeiro e em regiões de Serra, a flor-de-maio costuma estar sempre presente por cima dos galhos, troncos e outras plantas quando está na natureza.

Dessa forma, a Schlumbergera truncata é uma das plantas favoritas por quem gosta de cultivar plantas em casa, já que é fácil de se adaptar em vasos e não necessita de muitos cuidados.

Flor-de-maio na natureza
Imagem: jardimbiodiverso – Espécie sendo encontrada nativamente na natureza

Muita gente não acredita, mas a planta flor-de-maio pertence a família dos cactos, mesmo não possuindo um espinho se quer. Quando florescem, podem dar lindas pétalas nas cores rosa, branca, vermelho e laranja, chegando a medir até 8 cm.
Imagem: rimene

Cultivo da flor-de-maio

Por mais fácil que possa ser o cultivo da flor-de-maio, você precisa tomar alguns cuidados para que ela sempre possa florescer e não acabe murchando no vaso.

Iluminação ideal para a flor-de-maio

Sendo um cacto que vive em regiões de serra, com um clima mais úmido e abafado, a principal dúvida quanto aos seus cuidados, é se a flor-de-maio gosta de sol. No entanto, tome cuidado para não deixar seu vaso receber muita luz do solar durante o dia.

Flor-de-maio iluminação
Imagem: jardimdogringo – Exposição meia sombra da planta

O ideal, é que você deixe seu vaso de flor-de-maio em meia sombra para que você consiga fazer com que suas folhas não se queimem muito rápido e ainda fará com que ela floresça mais rapidamente. 

Cuidados com a regas

Assim como todo cacto, a planta flor-de-maio não sobrevive por muito tempo se você exagerar no excesso de água das suas regas. Por isso, além de evitar muitas regas durante o dia com muita água, priorize o uso de vasos ou cachepôs com furos, para que a água não fique acumulada nas suas raízes.

Flor-de-maio
Imagem: recrisca.29

Outra dica é quanto a utilização de pedras no fundo do seu vaso para ajudar na drenagem do solo onde está sua planta.

Cuidados com o solo

Além do uso de pedras a baixo do solo para facilitar a drenagem, é recomendada que seja feita uma adubação fértil no solo para que a flor-de-maio se desenvolva da maneira correta.

Flor-de-maio
Imagem: megsantos.croche

Para a adubação do solo, é recomendado a utilização de um adubo orgânico composto por banana, farinha de peixe ou esterco bovino, ou então a adubação química NPK 8-8-8, devendo ser feita uma vez por mês.

Propagação da Schlumbergera truncata

Se você desejar fazer a propagação da sua planta, saiba que é bem simples e fácil, podendo usar a técnica ser feita de estaquia ou então o uso de sementes. Para fazer a estaquia, você precisa apenas retirar um pequeno pedaço do caule da planta e enfiar na terra. Logo ela estará crescendo e se reproduzindo novamente.

Veja Também

Deixe um Comentário

oito + dez =