Flor de cúrcuma: características +4 cuidados para cultivar e ter lindas flores.

Suzana Machado

Updated on:

Flor de curcuma

Extremamente exótica e com pétalas que variam entre tons vibrantes de amarelo, laranja, vermelho e rosa, a flor de cúrcuma é uma flor que se desenvolve a partir da raiz da planta de cúrcuma (Curcuma longa).

Anúncios

Nativa de regiões do sul da Ásia, a flor de cúrcuma é muito apreciada para ser cultivada em ambientes internos e externos, devido a beleza de suas pétalas, além de ser inserida na culinária asiática, onde também conhecida por suas propriedades medicinais.
Imagem: @janelaseviagens

Características de flor de cúrcuma

Além do tamanho bem característico da flor de cúrcuma, ela também se caracteriza pelo formato que lembra um cone, além de suas cores vibrantes de suas pétalas, que variam entre tons de rosa, laranja, vermelho e amarelo, dando a ela uma aparência muito exótica.

Anúncios

Como cultivar a flor de cúrcuma?

Flor de cúrcuma
Imagem: @studiofloe

É muito comum encontrar a flor de cúrcuma a venda em vasos pelos supermercados ou até mesmo em floriculturas. E, para ser cultivada, basta seguir alguns cuidados para que ela consiga desenvolver suas lindas flores.

1- Cuidados com o solo

Para que consiga crescer e desenvolver suas flores corretamente, o ideal é que a flor de cúrcuma seja cultivada em um solo rico em nutrientes, podendo ser aplicado húmus de minhoca, borra de café e cascas de frutas, além de ser bem drenado.

Anúncios

2- Exposição a luz

flor de curcuma 2 Flor de cúrcuma: características +4 cuidados para cultivar e ter lindas flores.
Imagem: janelaseviagens
Curcuma cultivada em área externa com sombra

Por mais que a flor de cúrcuma possa ser cultivada em ambientes internos, é importante que o local seja bem iluminado e receba a luz direta do sol por algumas horas no dia.

3- Frequência das regas

Assim como acontece com outros flores e até mesmo com as suculentas, a flor de cúrcuma não necessita de regas frequentes e com muita água.

flor de curcuma 3 Flor de cúrcuma: características +4 cuidados para cultivar e ter lindas flores.
Imagem: @alebufe

Por isso, o ideal é que as regas sejam feitas apenas quando for observado que o solo já está seco e cuidar para que o solo não fique encharcado.

Anúncios

4- Podas

Quanto as suas podas, o recomendado é que ela elas sejam feitas sempre que as flores murchas comecem a aparecer, para estimular o crescimento de novas flores.

Veja também

3 comentários em “Flor de cúrcuma: características +4 cuidados para cultivar e ter lindas flores.”

Deixe um comentário