Cyclamen: 3 dicas para cuidar em casa.

Escrito por:
Cyclamen: 3 dicas para cuidar em casa.

A Cyclamen, é uma flor pertencente a um gênero botânico que conta com diversas espécies. No Brasil, as espécies de Cyclamen mais conhecidas são a C. Graecum e C. Persium. Historicamente, acredita-se que ela tenha surgido nas ilhas Gregas e na região do Mar Mediterrâneo.
Imagem: akhil

Características da Cyclamen

Entre as principais características da flor, está seu tamanho, que normalmente não passa de 20 cm de altura e até mesmo quando é cultivada em vasos, se espalha em pequenas moitas.

Dessa forma, a Cyclamen caiu nas graças dos adoradores de vasos decorativos e hoje é muito utilizada para decorar ambiente, já que deixa o local muito mais encantador, belo e delicado.

Floração da Cyclamen

Mesmo sendo uma planta perene, ela pode ser cultivada anualmente. Porém, sua floração ocorre entre os meses de março e outubro, mais precisamente na época do inverno.

Cyclamen

Após iniciar sua floração, a Cyclamen se apresenta nas mais diversas cores, como flores vermelhas, rosa, branco e salmão, além de poder contar com os mais variados tamanhos e formas.

Como cuidar da flor Cyclamen?

Entre as vantagens de cultivar essa flor, está sua manutenção. Mesmo que você não seja um expert em jardinagem, não sentirá dificuldades para cuidar dela. Assim como outras flores de meia sombra, ela também depende apenas de cuidados básicos para sempre conseguir florescer.

1- Cuide da exposição ao sol

O principal cuidado que se deve ter com a flor, é a exposição da planta ao sol, que deve ser de meia sombra, dando preferência para locais mais frescos.

Cyclamen

Por isso, é muito comum de ver vasos de cyclamen decorando janelas e sacadas que não recebam luz direta do sol.

2- Solo ideal

Normalmente, ao serem compradas em vasos decorativos, as flores já possuem um solo bem equilibrado para seu desenvolvimento.

Mesmo assim, o ideal é ela seja cultivada em um solo contendo um substrato rico em matéria orgânica, podendo ser uma mistura de terra, adubo e casca de pinus.

3- Regas

O recomendado é sempre regar a Cyclamen pela manhã ou após o por do sol, já que se for feita em horários mais quentes, pode acabar queimando a planta.

Quanto a quantidade e frequência, ela deve ser feita somente para deixar a terra úmida e sem excessos, devendo ser feita apenas duas vezes na semana.

Veja Também

Deixe um Comentário

cinco × quatro =