Como cuidar de violetas no vaso? dicas e 12 modelos lindos para inspirar.

Escrito por: Suzana Machado
Como cuidar de violetas no vaso? dicas e 12 modelos lindos para inspirar.

Coloridas e super delicadas, esses flores são muito populares no lares brasileiros. Porém, muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas quanto a melhor maneira de como cuidar de violetas. Porém, essa é uma tarefa super fácil! Como você sabe, as violetas possuem flores pequenas e coloridas, já suas folhas possuem formas redondas puxando para um tom verde bem intenso. Fora esse ponto, você pode aproveitar para conciliar a delicadeza dos vasos de violeta e decorar os ambientes do seu imóvel, como a cozinha, sala de estar, quartos e até no banheiro caso ele seja bem iluminado, já que as violetas gostam de bastante luz.

Pensando nisso, que tal aprender algumas formas de como cultivar violetas e conseguir faze-las florescerem o ano todo?

Como cuidar de violetas
Foto: dulce_azucena_
Como cuidar de violetas
Foto: eterna.primavera.of

Características da violetas

Seguindo algumas dicas da vivadecora, Quando vamos iniciar a tarefa de como cuidar de violetas, já nos deparamos como uma série de características únicas que elas possuem. Em geral, as flores das violetas podem florescer na cor branca, rosa e bicolor. E, mesmo não exalarem um perfume chamativo, se destacam pela sua beleza com cores chamativas.

Como cuidar de violetas
Foto: isbl.ent
Como cultivar violetas
Foto: renata_rigo_zonta

Quanto ao cultivo de violetas, para você se dar bem com elas dentro de casa, é preciso tomar alguns cuidados quanto a iluminação do local, já que elas amam ambientes claros, mas não podem ficar expostas por muito tempo diretamente à luz do sol.




Primeiros passos de como cuidar de violetas

Caso sua principal dúvidas seja em como cuidar de violetas em vasos dentro de casa, é importante tomar bastante cuidado apenas quanto a rega da violeta, que não pode ser molhada diretamente em suas folhas por correrem o risco de apodrecerem e deixar o vaso de violeta sempre próximo a janelas para pegar um pouco de iluminação.

Como cuidar de violetas
Foto: floriculturaimperiodagrama10
Como cuidar de violetas
Foto: quintaldarubiane

Quando ao solo escolhido para cultivar violetas, procure usar sempre um substrato de alta qualidade, podendo fazer a transferência da violeta para esse novo vaso caso adquira a violeta em supermercados.

Como cuidar de violetas na temperatura certa?

Outro fator importante que contribui na hora do cultivo das violetas é a temperatura. Por isso, tente deixas seus vasos de violetas em um local com temperatura equilibrada tanto durante o dia, quanto a noite. Afinal, se elas ficarem em um ambiente com temperaturas muito altas, que fiquem acima de 30°C, as violetas podem ser prejudicadas, e reduzindo seu crescimento e florescimento.

Como cuidar de violetas
Foto: mooffiicial
Como cuidar de violetas
Foto: _woodystore

Por outro lado, locais que possuam temperaturas noturnas abaixo de 21°C também inibem o seu florescimento. Assim, o ideal é manter um equilíbrio na temperatura onde as violetas estejam sendo cultivadas.

Locais para cultivar violetas

Como dito anteriormente, essas belezinhas transformam qualquer decoração e, por esse motivo, você pode cultivar as violetas na sala de estar, podendo ficar exposta sobre o rack ou painel, em nichos e prateleiras. Na cozinha, podem ficar sobre a bancada da pia e nos armários.

Como cuidar de violetas
Foto: jorgejuareznima
Como cuidar de violetas
Foto: solangelui

Além disso, já que é possível encontrar a violeta flor com pétalas mescladas ou com bordas de cores contrastantes, você pode juntar a beleza natural das flores e cobrir os vasos com cachepôs, dando ainda mais charme as pequenas flores.




Como cultivar violetas no jardim?

Se no seu caso, você possui um jardim externo ou um local com espaço para cultivar as violetas fora de casa, você pode aprender algumas dicas antes de como cuidar de violetas no jardim. Inicialmente, escolha um local que elas possam ficar a meia sobra, já que não são adeptas a exposição prolongada do sol. Outro fator importante, é cuidar do pH do solo onde a violeta será plantada, devendo ficar sempre neutro.

Como cuidar de violetas
Foto: potted_viola

Também cuide para não colocar as violetas muito próximas uma a outra, mantendo sempre uma distância de aproximadamente 30 cm. Assim não irão prejudicar o crescimento uma da outra. As regas também devem ser feitas sempre que possível, mantendo o solo sempre úmido. Só tome cuidado para não deixar o solo encharcado ou molhar as folhas. Como sabemos, essas flores gostam de umidade, mas gostam de estar presas em meio a terra encharcada.

WhatsApp Image 2022 01 15 at 12.36.45 e1642261075547 Como cuidar de violetas no vaso? dicas e 12 modelos lindos para inspirar.

Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.

Veja Também

Deixe um Comentário