Cacto amendoim (Echinopsis chamaecereus): características +4 cuidados para florir.

Suzana Machado

Updated on:

Cacto amendoim

O cacto amedoim (Echinopsis chamaecereus), também conhecido como cacto chamaecereus, é um espécie de cacto nativo das regiões áridas da Argentina e do sul da Bolívia.

Anúncios

Ele é considerado como uma ótima opção de cacto com flores para quem procura por uma planta de fácil cultivo e que não dependa de muita manutenção para crescer e desenvolver suas flores.
Imagem: greenhouse.suculentas

Características do cacto amendoim

Muito admirado por sua forma cilíndrica, o cacto amendoim ainda se destaca por sua flor, que é muito colorida, podendo variar entre o branco, amarelo, vermelho, rosa e laranja. Geralmente, a floração do cacto amendoim ocorre no final da primavera ou no início do verão, bem semelhantes a forma de um funil.

cacto amendoim

Imagem: Suculentas da Sandra (@sandra_burani)

Vanessa Souto Severo, Professora Bióloga, do canal Yucca Plantas, destaca que “As flores do cacto amendoim são diurnas e, por isso, costumam fechar conforme a noite vai se aproximando. Aliás, além de serem muito bonitas, elas são polinizadas por abelhas e por borboletas”.

Anúncios

Como cuidar do cacto amendoim?

Por mais prático e fácil que seja o cultivo do cacto amendoim, é preciso seguir alguns cuidados para que ele não acabe secando no vaso.

1- Substrato ideal

Assim como outras espécies de cactos que não precisam de muita água para se desenvolverem, o cacto amendoim necessita apenas de um substrato com uma boa drenagem e com nutrientes orgânicos.

Anúncios

2- Exposição a luz

Segundo a Bióloga, o cacto amendoim prefere ser cultivado em ambientes bem iluminados, onde a temperatura é mais amena.

cacto amendoim

Imagem: Lar de Três (@larde3)

Por isso, ela recomenda que o cacto não fique em um local onde ele possa receber a luz direta do sol durante todo o dia, dando preferência somente para a luz da manhã ou do final da tarde.

3- Regas

As regas devem ser feitas apenas quando for observado que o substrato já está seco, utilizando o dedo ou um palito seco para ver como está a umidade. Se notar que ainda está úmido, pode adiar a rega para outro momento.

Anúncios

4- Adubação

Para que não se desenvolva em excesso e perca sua compactação, o ideal é que o substrato onde o cacto amendoim esteja sendo cultivado receba apenas um tratamento com adubo NPK orgânico em equilíbrio.

Veja também

2 comentários em “Cacto amendoim (Echinopsis chamaecereus): características +4 cuidados para florir.”

Deixe um comentário