Estilo Memphis: A volta do estilo tendência dos anos 80.

Escrito por:
Estilo Memphis: A volta do estilo tendência dos anos 80.

Você lembra de ter escutado no passado sobre o estilo Memphis? Caso não lembre de ter escutado algo sobre, com certeza você já se deparou com algum produto ou decoração que era composto pelo Memphis Style.
Imagem: kluddermor_

A volta do estilo Memphis após 30 anos

Embora o Memphis Style tenha tudo um tempo relativamente curto, ele ainda é muito usado como referência na composição de projetos de diversos designers e arquitetos.

Estilo memphis
Imagem: anomaliatrc – Decoração de ambiente ao estilo Memphis

Atualmente, os designers estão adaptando o estilo com novas cores e novas composições geométricas, criando diversas interações com o contemporâneo.

Estilo memphis
Imagem: javierafuentevilladesign

O que é o estilo Memphis?

O Memphis Style foi um estilo criado por um grupo de arquitetos e designers nos anos 80. Desde então, o grupo criava desde móveis, cerâmicas, objetos decorativos e até mesmo vidros com a referência da Art Deco e Pop Art.

Estilo memphis
Imagem: julia_mundodecor – Formas geométricas que caracterizam bem o memphis style

Dessa forma, o trabalho do grupo acabou sendo caracterizado pelo design mais efêmero, onde se destacava através do uso de cores fortes e vibrantes, que normalmente contrastavam com o preto, além de decorações mais coloridas formadas por formas assimétricas e geométricas.

O estilo Memphis no design gráfico

No design gráfico, por exemplo, o estilo Memphis se espalhou ainda mais, já que hoje podemos encontrar referências do estilo estampando embalagens, estampas e padrões gráficos.

Criando inspirações com o estilo Memphis

1- Uso de cores vibrantes

Neste caso, nada aqui é monocromático e nem possui algum tipo de cor neutra em suas composições. A ideia é valorizar cores vivas e criar um mix com a mistura.

Estilo memphis
Imagem: carole.arte – Ambiente decorado com cores vibrantes

2- Formas quadriculadas

Uma das principais características do grupo que criou o estilo Memphis no passado, era o uso de formas geométricas, como por exemplo as formas quadriculadas.

Estilo memphis
Imagem: arquiwall3d

3- Formas geométricas mistas

Estilo memphis
Imagem: eunicepaduainteriordesign

Além do uso do quadriculado, outra característica do grupo que cai super bem, é fazer um mix de formas geométricas, assim como feito com as cores.

Decoração ao estilo memphis
Imagem: residencial_margaridas

4- Listras

Não menos importantes, as listras também foram uma característica importante presente nas coleções nos grupos dos anos 80.

Estilo memphis
Imagem: katindsgn

Hoje, ele pode ser inserido com o uso de muitas cores e com formatos diferenciados.

Estilo memphis
Imagem: revistadisenointerior

Veja Também

Deixe um Comentário

10 + dois =