Espaço pet: 6 modelos e dicas para você criar e decorar o ambiente ideal.

Escrito por: Suzana Machado
Espaço pet: 6 modelos e dicas para você criar e decorar o ambiente ideal.

Pensando em criar um espaço pet? Acredite, por mais que pareça uma tarefa difícil, é super prático montar um cantinho para nossos filhotes de 4 patas. Segundo o portal G1, de acordo com a Abinpet, Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil é o quarto maior país em população total de animais de estimação: 132,4 milhões de pets. E, claro: quem tem um filhote pet sabe como os filhotes de 4 patas fazem bem para a saúde física e mental de todos. Com isso, nossos bebês merecem e muito que seja criado um local só pra eles: o espaço pet, como uma forma de retribuir todo o amor e carinho que eles transmitem aos tutores.

O que é o espaço pet?

O espaço pet, é um cantinho destinado aos nossos companheiros de 4 patas, onde eles podem se sentir confortáveis, seguros e ainda poderem se divertir na medida certa, seja o ambiente sendo criado em uma casa ou em um apartamento, tendo como o principal cuidado uma estrutura básica que atenda às suas necessidades diárias.

Espaço pet: modelos e dicas
Foto: ART 2A – Retirada de: Denise Castro

Como criar um espaço pet?

Mesmo que o seu animal de estimação possua o acesso liberado a todos os cômodos da casa, é importante que você se certifique de que ele terá, também, um cantinho só para ele, onde ele tenha acesso somente à itens como caminha, “banheiro”, brinquedos e recipientes para água e comida.

Espaço pet: modelos e dicas
Foto: Thony

Esse passo é importante pois irá criar uma referência para o pet, que vai sempre sentir acolhimento e segurança quando estiver por lá. Caso você ainda não tenha esse cantinho só para ele com esses itens, é a partir desta linha que você deve pensar para começar a criar o seu espaço pet.

Escolha do local para o espaço pet

O primeiro passo para fazer um espaço pet é definir a área que vai receber o itens essenciais para o bem estar do nosso amigo de 4 patas. Considere o perfil do seu amigo para planejar e determinar os itens que serão utilizados. Muitos gatos, por exemplo, gostam de deitar e pegar sol em diferente períodos e horários. Isso significa que eles irão adorar um espaço que proporcione um pouco da energia da luz natural — seja no período da manhã, seja no fim da tarde.

Espaço pet: modelos e dicas
Foto: Pinterest
Espaço pet: modelos e dicas
Foto: Manga com Pimenta | Receitas

Já os cachorros, acabam sendo mais dependentes da atenção de seus tutores. Ou seja, nesse caso, uma boa ideia será montar para eles, um lugar que permita a visualização das pessoas ao longo do dia pode ser a melhor escolha, visto que a presença humana faz com que se sintam amados e protegidos.

Espaço pet em apartamentos

Você mora em apartamento e ficou preocupado em não conseguir montar o espaço pet? Saiba que até mesmo em locais com menor espaço, também é possível criar o espaço para seu amigo. Para isso, basta tem um ambiente do apartamento com espaço o suficiente para deixar a caminha, potes de água e comida e objetos que irão fazer com que o pet se distraia ao longo do dia, podendo um cantinho na sala, no quarto, etc..

Espaço pet: modelos e dicas
Foto: Conexão Décor
Espaço pet: modelos e dicas
Foto: leticialoureiroarquitetura

Por fim, tome cuidado com um item nesse caso: o ideal é que o espaço onde o pet faz suas necessidades seja distante do local onde ele come e dorme. Além disso, tome um pouco de cuidado na hora de montar o cantinho para seu pet, considerando sempre as preferências dele. Afinal, não adianta acabar comprando uma caminha aberta se ele só gosta de dormir em cabaninhas específicas, por exemplo.

Eduque desde cedo

Outro ponto importante para ter sucesso na criação no espaço pet, é conseguir educar seu amigo desde cedo, principalmente no local em que ele fará suas necessidades e onde terá seu espaço de lazer. No caso dos tapetes higiênicos, é uma boa usar os famosos “pipi dogs”, pois ajudam a delimitar onde o nosso amigo de 4 patas irá fazer suas necessidades.

WhatsApp Image 2022 01 15 at 12.36.45 e1642261075547 Espaço pet: 6 modelos e dicas para você criar e decorar o ambiente ideal.

Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.

Veja Também

Deixe um Comentário