Está pensando em colocar a mão na massa e você mesmo fazer a pintura de paredes da sua casa ou do trabalho, seja para trocar a cor de um cômodo como a sala de estar, quarto, cozinha ou apenas para dar aquele “up” no visual? Siga algumas de nossas dicas e não erre na demão! Porém, não deixe de lembrar que o serviço de um profissional qualificado que trabalhe com pintura, às vezes pode ser indispensável dependendo do caso, garantindo uma pintura perfeita, melhor acabada e sem desperdícios de material.
Foto: Roselyn Tirado
Quantidade e cor de tinta para a pintura das paredes
Algumas dicas fornecidas pela PinheiroTintas, antes de mais nada, devemos fazer um planejamento aproximado e com folga de quantos m² de tinta serão necessários para fazer a pintura da parede do cômodo do seu imóvel. O cálculo básico para saber a quantidade tinta que você irá precisar para pintar é: multiplique a largura pela altura da parede (descontando o espaço das portas e janelas, se houver).
Junto a isso, multiplique a quantidade de demãos necessárias para pintar a área. Em seguida, multiplique o resultado pelo número de demãos (normalmente duas ou três são necessárias). Por fim, divida a área total calculada no primeiro e segundo passos, pelo rendimento da tinta que consta na embalagem. Como resultado, você terá a quantidade de latas de tinta necessárias para pintar a sua parede.
Cuide na escolha de cores muito ousadas
Há quem diga que tudo é permitido na hora de decorar, porém é importante salientar que algumas cores que parecem lindas na amostra, podem não ficam tão boas em uma parede inteira.
Algumas vezes podem tirar a característica e personalidade do ambiente. No caso de estar em dúvida quanto a isso, o ideal é que em um primeiro momento sejam escolhidas cores de tons claros.
De olho na previsão do tempo!
Parece brincadeira, mas não é! Ao iniciar a pintura das paredes de seu imóvel, fique de olho no clima. Caso o dia esteja muito seco, a tinta não irá espalhar corretamente e a parede pode ficar manchada. Já se o dia estiver muito úmidos, a tinta pode demorar a secar e em alguns casos, ficar com o aspecto escorrido.
Use ferramentas de boa qualidade na pintura das paredes
Por mais que você opte por pintar as paredes do seu imóvel, para não ter que gastar com a mão de obra da pintura, não deixe de investir em materiais de boa qualidade. Querer economizar nesse aspecto, pode não ser a melhor opção a longo prazo.
Além das ferramentas facilitarem seu trabalho na hora de fazer a pintura das paredes, elas dão um resultado final muito melhor. Escolha pincéis e rolos de qualidade e uma tinta que tenha um ótimo rendimento e durabilidade.
Forre o chão e limpe o local a ser pintado
Não há nada pior do que passar dias ou até horas fazendo a pintura de uma parede e ao terminar o trabalho se deparar com o chão cheio de respingos. Por isso, não esqueça de forrar o chão com uma lona ou pedaços de papelão antes de fazer a pintura. Também não deixe de limpar a área a ser pintada utilizando um pano úmido para evitar defeitos ou até sujeira durante a pintura.
Lixe a parede para deixar a parede uniforme
Não importa se a parede já estava pintada. Faça o lixamento da área a ser pintada antes de iniciar os trabalhos. No caso de existirem deformidades ou furos decorrentes de parafusos e pregos, os mesmos devem ser tapados com argamassa e lixados.
Use o pincel no acabamento dos cantos em pintura de paredes
Normalmente, o rolo para pintura fará o maior trabalho, porém para um melhor acabamento, principalmente nos cantos, será necessário usar um pincel para um melhor acabamento.
Iniciando a pintura da parede: padrão W e N
Após todo o processo de preparo da área a ser pintada, chegou a tão esperada hora de iniciar a pintura da nossa parede. Após a abertura da lata de tina e sua pré-mistura, use uma bandeja própria para pintura para separar pequenas porcões de tinta a serem aplicadas com o rolo. Em seguida, quando for aplicar a tinta com o rolo, opte pela técnica do W e N para um melhor acabamento.
Feita a primeira demão da pintura, espere a tinta secar e tire possíveis diferenças entre os cantos da parede com o uso do pincel. Por fim, após aplicar a ultima demão, não esqueça de lavar seus equipamentos em água corrente e limpe possíveis respingos de tinta do chão.
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário