Dicas para pintura de paredes: saiba como fazer a pintura de sua casa sem errar na demão!

Escrito por:
Dicas para pintura de paredes: saiba como fazer a pintura de sua casa sem errar na demão!

Está pensando em colocar a mão na massa e você mesmo fazer a pintura de paredes da sua casa ou do trabalho, seja para trocar a cor de um cômodo como a sala de estar, quarto, cozinha ou apenas para dar aquele “up” no visual? Siga algumas de nossas dicas e não erre na demão! Porém, não deixe de lembrar que o serviço de um profissional qualificado que trabalhe com pintura, às vezes pode ser indispensável dependendo do caso, garantindo uma pintura perfeita, melhor acabada e sem desperdícios de material.
Foto: Roselyn Tirado

Quantidade e cor de tinta para a pintura das paredes

Algumas dicas fornecidas pela PinheiroTintas, antes de mais nada, devemos fazer um planejamento aproximado e com folga de quantos m² de tinta serão necessários para fazer a pintura da parede do cômodo do seu imóvel. O cálculo básico para saber a quantidade tinta que você irá precisar para pintar é:  multiplique a largura pela altura da parede (descontando o espaço das portas e janelas, se houver).

Junto a isso, multiplique a quantidade de demãos necessárias para pintar a área. Em seguida, multiplique o resultado pelo número de demãos (normalmente duas ou três são necessárias). Por fim, divida a área total calculada no primeiro e segundo passos, pelo rendimento da tinta que consta na embalagem. Como resultado, você terá a quantidade de latas de tinta necessárias para pintar a sua parede.

Medidas das paredes antes da pintura
Photo by Markus Spisk

Cuide na escolha de cores muito ousadas

Há quem diga que tudo é permitido na hora de decorar, porém é importante salientar que algumas cores que parecem lindas na amostra, podem não ficam tão boas em uma parede inteira.

Cores de escolha na pintura de paredes
Photo by David Pisnoy

Algumas vezes podem tirar a característica e personalidade do ambiente. No caso de estar em dúvida quanto a isso, o ideal é que em um primeiro momento sejam escolhidas cores de tons claros.

De olho na previsão do tempo!

Parece brincadeira, mas não é! Ao iniciar a pintura das paredes de seu imóvel, fique de olho no clima. Caso o dia esteja muito seco, a tinta não irá espalhar corretamente e a parede pode ficar manchada. Já se o dia estiver muito úmidos, a tinta pode demorar a secar e em alguns casos, ficar com o aspecto escorrido.

Use ferramentas de boa qualidade na pintura das paredes

Por mais que você opte por pintar as paredes do seu imóvel, para não ter que gastar com a mão de obra da pintura, não deixe de investir em materiais de boa qualidade. Querer economizar nesse aspecto, pode não ser a melhor opção a longo prazo.

Além das ferramentas facilitarem seu trabalho na hora de fazer a pintura das paredes, elas dão um resultado final muito melhor. Escolha pincéis e rolos de qualidade e uma tinta que tenha um ótimo rendimento e durabilidade.

Forre o chão e limpe o local a ser pintado

Não há nada pior do que passar dias ou até horas fazendo a pintura de uma parede e ao terminar o trabalho se deparar com o chão cheio de respingos. Por isso, não esqueça de forrar o chão com uma lona ou pedaços de papelão antes de fazer a pintura. Também não deixe de limpar a área a ser pintada utilizando um pano úmido para evitar defeitos ou até sujeira durante a pintura.

Lixe a parede para deixar a parede uniforme

Não importa se a parede já estava pintada. Faça o lixamento da área a ser pintada antes de iniciar os trabalhos. No caso de existirem deformidades ou furos decorrentes de parafusos e pregos, os mesmos devem ser tapados com argamassa e lixados.

Use o pincel no acabamento dos cantos em pintura de paredes

Normalmente, o rolo para pintura fará o maior trabalho, porém para um melhor acabamento, principalmente nos cantos, será necessário usar um pincel para um melhor acabamento.

Iniciando a pintura da parede: padrão W e N

Após todo o processo de preparo da área a ser pintada, chegou a tão esperada hora de iniciar a pintura da nossa parede. Após a abertura da lata de tina e sua pré-mistura, use uma bandeja própria para pintura para separar pequenas porcões de tinta a serem aplicadas com o rolo. Em seguida, quando for aplicar a tinta com o rolo, opte pela técnica do W e N para um melhor acabamento.

pintar paredes 3 300x150 1 Dicas para pintura de paredes: saiba como fazer a pintura de sua casa sem errar na demão!

Feita a primeira demão da pintura, espere a tinta secar e tire possíveis diferenças entre os cantos da parede com o uso do pincel. Por fim, após aplicar a ultima demão, não esqueça de lavar seus equipamentos em água corrente e limpe possíveis respingos de tinta do chão.

Veja Também

Deixe um Comentário

3 + dezenove =