Bloco de concreto celular: 3 vantagens e como montar.

Escrito por: Cláudio Filla
Bloco de concreto celular: 3 vantagens e como montar.

Um tipo de concreto que foi aperfeiçoado no ano de 1920 pelo arquiteto sueco Johan Axel Eriksson, foi o conhecido bloco de concreto celular. Desde então, a indústria brasileira aderiu a alternativa como uma ótima escolha na hora de construir estruturas armadas de grande porte. Entre as principais características do bloco de concreto celular, está seu menor custo e versatilidade.
Foto destaque: blokkoconcretocelular

O que é bloco de concreto celular?

De acordo com publicação feita pela cimentomaua, o bloco de concreto celular pode variar conforme a indústria que faz sua fabricação. Porém, a composição base do concreto celular é uma mistura de água, cimento, cal e alumínio em pó.

Bloco de concreto celular
Foto: tropicus_

Esses componentes, garantem ao bloco propriedade aerosa para a peça, que permite um ótimo isolamento acústico. Por isso, sua aparência muitas vezes é semelhante a um material poroso e espumoso, tornando-o mais leve.

Vantagens do uso de bloco de concreto celular

Leve e bom isolante térmico, o bloco de concreto celular é a melhor opção para a montagem de paredes já que possui em suas características algumas vantagens na hora da construção.

Versatilidade

Uma das principais vantagens do bloco de concreto celular, quando comparado ao bloco de concreto tradicional, está na sua versatilidade, podendo facilmente se adequar o tamanho de cada peça na hora da construção. Além disso, ainda é possível cortar de uma maneira fácil o material usando apenas um serrote.

Aumento de produtividade

Devido a versatilidade do bloco de concreto celular, você consegue aderir a uma alta produtividade durante construção, já que por possuir uma menor densidade, fica muito fácil e prático sua locomoção. Assim, é possível reduzir os números de viagens, por exemplo, visto que é gasto muito menos tempo no manuseio e no assentamento dos blocos, podendo chegar a ser até 3 vezes maior comparado aos blocos tradicionais.

Bloco de concreto celular
Foto: eng.diogo.souza

Por outro lado, em alguns casos o bloco possui um aspecto tão uniforme após sua aplicação, que muitas vezes não é preciso nem fazer o uso do reboco, podendo fazer a aplicação apenas de uma demão de massa corrida.

Vida útil do bloco de concreto celular

Se não bastasse apenas sua versatilidade e produtividade, você ainda ganha com economia, já que por ser um concreto quimicamente estável, quando são armazenados e conservados em locais com condições ideais, o bloco de concreto celular pode chegar a ter uma vida útil de 100 anos.

Bloco de concreto celular
Foto: cntnoticias

Isso se deve a resistência que o concreto celular possui contra fungos, agentes químicos e até mesmo contra a umidade, podendo ser empregado seu uso até mesmo em paredes corta fogo, já que também possui uma boa resistência contra o fogo.

Aplicação de bloco de concreto celular

Com as vantagens citadas a cima, somadas as suas características, o concreto celular pode ser usado na composição de lajes, pisos, contra-pisos, caixas de escadas, emboços e paredes corta-fogo. Também pode ser empregado para preencher vazios em obras de infraestrutura, podendo servir como um isolante térmico e acústico de coberturas de edifícios residenciais, comerciais e industriais.

Bloco de concreto celular
Foto: isobloco

Por outro lado, em peças pré-fabricadas, o concreto celular atua como matéria-prima de pisos elevados, painéis e blocos de vedação, conseguindo ser super resistente e impedindo a sobrecarga elevada na estrutura.

Cuidados necessários

Por mais vantajoso que pareça ser o uso do bloco de concreto celular, é preciso ter alguns cuidados antes de aderir ao seu uso. Um desses cuidados é a observação de reforços estruturais e aplicação de impermeabilizantes. Por mais resistente que seja, sem esses detalhes, é possível que ele apresente alguns problemas com o tempo, como deformações e fissuras por retração.

Como montar uma parede de bloco celular?

Caso você queira por a mão na massa e está optando pelo uso do bloco de concreto celular para montar uma parede, confira o tutorial feito pela Leroy Merlin e comece a construir ainda hoje!

Onde comprar bloco de concreto celular?

Não é difícil encontrar o concreto celular em lojas de materiais de construção e até mesmo pela internet você encontra.

P 20200103 191107 1 e1642159976766 Bloco de concreto celular: 3 vantagens e como montar.

Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.

Veja Também

Deixe um Comentário