Hall de entrada: como decorar o ambiente que antecede a morada

Charmoso e funcional, a expressão ‘cartão de visitas’ representa o convite a adentrar e a mensagem do bem-receber

hall de entrada

Mais do que apenas um espaço transitório, o hall de entrada é a primeira impressão que os visitantes têm antes de cruzar a porta de uma residência. Entretanto, muitas vezes negligenciado na arquitetura e no design de interiores, o local acaba ficando obsoleto e esquecido entre as principais demandas de um projeto de interiores. Mas para as arquitetas Ieda e Carina Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, o ambiente possui um potencial de impacto muito grande não só para convidados, mas também na influência da rotina dos moradores.

Pensem no espaço como um cartão de visitas para quem você convida ou quem passa rapidamente na sua casa. Engana-se quem pensa que apenas apartamentos podem ter um, pois todo espaço de entrada pode ser tratado como tal”, dizem as profissionais da Korman. Por isso, mãe e filha listaram algumas ideias de decoração, principalmente para quem deseja repaginar o local.

Espaço multifunção

Para transformar essa área de transição entre o exterior e o interior de uma morada, Carina Korman alerta sobre o bom entendimento do projeto como um todo e a área a ser explorada. “Assim como há a personalização nos demais ambientes, aqui no hall de entrada não pode ser diferente: ele também é um reflexo da personalidade e rotina de quem ali mora, sem contar que contribui significativamente a funcionalidade e a arrumação do imóvel”, completa.

Projeto do escritório Korman Arquitetos | Foto: Eduardo Pozella

Em vez de ser apenas uma área de passagem, o hall deve ser multifuncional e incluir outras atividades como uma pequena estação de trabalho, um banco com espaço de armazenamento, ou até mesmo uma área de leitura. “O cômodo é uma extensão do ambiente que ele antecede”, revela Carina.

Organização é a chave

Para Ieda Korman, a atribuição número 1 de um hall é oferecer condições para guardar objetos do dia a dia, como sapatos, chaves, chapéus, casacos, guarda-chuvas, álcool em gel e máscaras descartáveis. “Uma dica é catalogar todos os elementos passíveis e assim distribuí-los”, elenca.

Projeto do escritório Korman Arquitetos | Foto: Eduardo Pozella

A profissional destaca a utilização de armários, aparadores, gavetas, ganchos, cabideiros, sapateiras e prateleiras embutidas, além de espelhos que, além de sensação de profundidade, são perfeitos para uma última olhada no visual.

Com o avanço da tecnologia, as arquitetas também sugerem a integração de dispositivos inteligentes como sistemas de iluminação automatizados, fechaduras eletrônicas e assistentes de voz.

Toque decorativo

Para as arquitetas do escritório Korman, a funcionalidade deve andar de mãos dadas com a estética e a personalização é o segredo para um hall de entrada que realmente se destaque. Tanto as escolhas de cores, texturas e elementos decorativos devem contar um pouco da história, gostos artísticos, preferências e curiosidades.

Projeto da Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli

Para tanto, quadros, fotografias, vasos com plantas e objetos de design são maneiras de adicionar personalidade ao hall. Essa personalização não só impressiona os visitantes, mas também proporciona uma sensação de pertencimento aos moradores.

Iluminação é bem-vinda

Projeto da Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli

Para tornar a chegada em casa ainda mais prazerosa, a iluminação é um quesito que não pode ser subestimado. Luminárias de teto, abajures de mesa e arandelas entregam uma atmosfera calorosa, ainda mais quando combinados com a luz quente.

Conexão com a natureza

Tendência crescente no design de interiores, a conexão com a natureza e o meio ambiente tem alcançado cada vez mais aqueles que recorrem a utilização de vasos, cachepots, jardineiras e jardins verticais. “Essa conexão não só melhora o bem-estar dos moradores, mas também cria uma sensação de tranquilidade assim que se chega em casa”, destacam Ieda e Carina Korman.

Projeto da Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli

Em prol do meio ambiente, as arquitetas também recomendam optar por materiais sustentáveis, recicláveis e seguros como os móveis feitos de madeira certificada, pisos de bambu e tintas ecológicas.

Sobre a Korman Arquitetos

Com mais de 35 anos de história nos segmentos residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando de projetos personalizados e exclusivos, realizados no Brasil e no exterior. Carina se uniu aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a ambientes criativos, com uma linguagem moderna e atemporal. O trio assina reformas dos mais variados estilos e concebe espaços do zero, num trabalho que inclui o acompanhamento da obra e a finalização da decoração. A Korman Arquitetos já participou das principais mostras do país, como a CasaCor, e teve projetos publicados nos veículos mais relevantes da área.

Korman Arquitetos

Rua Groenlândia, 1877, Jardim América, São Paulo

Tel.: (11) 3060-8313

www.kormanarquitetos.com.br 

@kormanarquitetos

Sair da versão mobile