Seja pela possibilidade de uma maior funcionalidade ou pela ampliação do ambiente, a cozinha com península é uma opção que pode ser incluída na maioria dos projetos. Além de otimizar o espaço disponível de uma cozinha, a península ainda proporciona mais uma opção para o preparo de receitas, refeições rápidas ou um local extra para o encontro com convidados.
Afinal, como normalmente a península é inserida em projetos que possuem ambientes integrados, como a cozinha integrada com a sala de estar, ela tem sido cada vez mais escolhida para compor a decoração.
Imagem: InnovaFatto Móveis Planejados (@innovafatto)
Diferença entre a península e a ilha
Muitas vezes a península acaba sendo confundida com a tradicional ilha, que sempre vemos em projetos de cozinhas com um maior espaço disponível.
O arquiteto Renan Altera, consultado pela coluna Hals, cita alguns pontos que podem diferenciar a península de uma ilha.
1- Ilha
Imagem: Mônica Lunkes Arquitetura (@arq.monicalunkes) – Cozinha com ilha
A ilha, geralmente é um elemento inserido na cozinha que não possui nenhum tipo de conexão com outros elementos que estão ao redor do ambiente. Dessa forma, as paredes e os armários da cozinha não chegam nem a tocar no elemento.
2- Península
Imagem: Mendonça Pinheiro Interiores (@mendoncapinheirointeriores)
Já a península, sempre apresenta um de seus lados conectados em outros elementos que compões a decoração da cozinha, seja uma parede lateral ou algum móvel adjacente.
Como optar por uma cozinha com península ou com ilha?
Além de todo o projeto arquitetônico criado para o ambiente, é importante destacar o espaço que estará disponível para a circulação na cozinha. Caso o layout da cozinha permita que exista uma circulação maior, a ilha pode ser uma boa opção. Afinal, o formato exige uma circulação maior ao seu redor.
Imagem: Suraya Nabhem Kalluf de Oliveira (@suraya_kalluf)
A península, por sua vez, descarta essa necessidade e não exige que o espaço seja tão amplo para a circulação em seu redor. Por isso, se a metragem do espaço não for o suficiente para manter uma ilha, a melhor opção é o planejamento de uma cozinha com península.
Qual material utilizar em uma cozinha com península?
Segundo o arquiteto Renan Altera, o ideal é que sejam utilizado pedras sinterizadas, como o quartzo e dekton. Porém, o investimento para se ter uma cozinha com península com esses materiais é bastante elevado.
Uma opção mais viável e com um menor valor, seria o uso de pedras naturais, como o granito e o porcelanato.
Vantagens de uma cozinha com península
1- Espaço adicional
Por servir como um tipo de extensão, a península pode virar uma extensão da bancada, proporcionando mais espaço para o preparo das refeições.
Além disso, a cozinha com península é extremamente útil quando mais de uma pessoa está usando a cozinha, melhorando o fluxo de trabalho do ambiente.
2- Área extra para as refeições
A península também permite que seja criada uma segunda opção para ser utilizada no momento das refeições, sem a necessidade de utilizar uma mesa de jantar separada.
3- Versatilidade e funcionalidade
Possibilitando que seja projetada nos mais variados designs, a península permite que sejam criados espaços adicionais para o armazenamento de itens e utensílios que são geralmente usados na cozinha.
Mais ideias de cozinha com península
1- Cozinha com península de dekton
Imagem: Aline Soares (@alinesoares_designer)
2- Cozinha planejada com península
3- Cozinha ampla também pode aderir a península
Imagem: Max Rahubovskiy
Cozinha com um espaço mais amplo também podem aderir ao uso de uma península, caso a ilha não for a opção mais relevante.
4- Península aplicada em cozinha de apartamento
Imagem: Isabela Karashima • Elizelma Velame | ARQ. E INTERIORES (@artdesign_arq)
5- Cozinha planejada com conceito aberto
Imagem: Escritório de Design de Interiores | Niterói – RJ (@_decoreinteriores)
6- União do clássico ao contemporâneo
Imagem: DUAL Arquitetura (@_dualarquitetura)
7- Total aproveitamento dos espaços
Imagem: Por Aline Barbosa (@studio.designit)
8- Faça a integração dos ambientes
Imagem: Aline Falci Arquitetura® (@alinefalciarquitetura)
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário