Armário de cozinha: 3 modelos e 20 dicas de organização.

Escrito por:
Armário de cozinha: 3 modelos e 20 dicas de organização.

Considerado um protagonista na decoração da cozinha, o armário de cozinha deve ser escolhido com muito cuidado na hora de criar a decoração para a cozinha, seja ela uma cozinha pequena ou grande, garantindo que a escolha irá combinar beleza, praticidade e funcionalidade. E, acredite: pequenos detalhes na cozinha podem fazer toda a diferença na personalidade do ambiente.
imagem: gislainecastoldi.arq

Modelos de armário de cozinha

Já faz algum tempo que a cozinha deixou de ser um espaço mais escondido dentro de casa, sendo frequentado somente por alguns moradores do imóvel. Dessa forma, a cozinha se tornou hoje em dia até mesmo um local para receber os amigos e fazer pequenas confraternizações.

Armário de cozinha
Foto: Juliana lima

Por isso, assim como a decoração em geral do ambiente, é importante ter alguns cuidados na hora da escolha do melhor modelo de armário de cozinha para complementar a decoração, já que existem diferentes opções e modelos de armário de cozinha. Não apenas no quesito estilo, mas também na forma de como ele será montado, visando facilitar seu dia a dia, além de deixar tudo muito mais organizado.

Armário de cozinha planejado

Muito encontrado em apartamentos pequenos, o armário de cozinha planejado é a melhor escolha quando temos pouco espaço e precisamos otimizar cada pedaço do ambiente. Nesse caso, já que o armário de cozinha planejado não é comprado diretamente em uma loja, você irá consultar um profissional na área para realizar as medidas e te apresentar os melhores projetos para sua decoração.

Armário de cozi planejado
Foto: wallfloorcampinas

Entre as vantagens de se investir no armário para cozinha planejado, está o aproveitamento de espaço que ele consegue oferecer, que ajudam na hora de guardar e organizar eletrodomésticos e os utensílios de cozinha. Aqui, só tome cuidado em onde pedir para fazer o projeto, já que por ser um investimento alto, deve ser feito em um marceneiro ou empresa de confiança. Aliás, alguns locais também produzem sob medida o armário de cozinha em alvenaria.

Armário de cozinha compacto

Outra ótima opção, que também deixa o visual de sua cozinha super decorado, além de ser mais barato que o armário planejado, é o armário de cozinha compacto. São ótimos para quem tem uma cozinha pequena e quer investir pouco para deixar o visual dela mais bonito, já que são fabricados com variações de cores e materiais.

Armário de cozinha compacto
Foto: loja_eletrocel

Nesse caso, tome cuidado medindo bem o espaço onde será colocado o armário para cozinha, evitando assim dores de cabeça quando ele chegar para ser montado e instalado. Além disso, aproveite também para pensar no caso de comprar prateleiras e até mesmo um armário de cozinha aéreo que combine com o estilo da decoração já existente, eles ajudam muito na organização da cozinha.

Armário de cozinha aéreo

O armário de cozinha aéreo é outra opção que é super procurada na hora de fazer a decoração da cozinha. Esse tipo de armário pode ser feito sob medida ou vir pronto para instalar em cozinhas moduladas.

Armário de cozinha
Foto: oficialdudufalaclaro

Dicas para organizar armário de cozinha

A organização do armário de cozinha permite não apenas você a otimização do espaço do local, deixando o ambiente mais bonito, como também do tempo, já que isso irá facilitar a procura de condimentos e utensílios.

Armário de cozinha
Foto: keylasoaresorganizer

Separe os itens por categoria

Ao fazer a organização dos itens do armário de cozinha pela primeira vez, inicie planejando onde vai ficar cada item de acordo com sua categoria.

Armário de cozinha
Foto: simonerocha.organizer

Ou seja, grãos como as farinhas e as sementes podem ficar armazenados no mesmo local, sendo incluídos em uma prateleira dentro do armário, por exemplo. Dessa forma, você pode encontrar os itens de sua cozinha com mais facilidade.

Aposte em divisórias nas gavetas

Armário de cozinha
Foto: leaoprimo
Armário de cozinha
Foto: Márcia Mizu Organizer

Inclua o uso de divisórias nas gaveta do armário de cozinha. Quando elas ficam sem organização, ela pode se tornar um grande desafio para quem utiliza o espaço, já que nunca se encontrará nada.

Utensílios organizados

Armário de cozinha
Foto: vizinhas013

Use caixas organizadoras

As caixas organizadoras podem ser a solução ideal para você conseguir deixar os itens organizados e mais fáceis de serem manipulados. Comece tirando as medidas do local e adquira as caixas de acordo com a necessidade de armazenamento e espaço.

Armário de cozinha
Foto: 401nossoape
Armário de cozinha
Foto: Home Safe Home
Armário de cozinha
Foto: Michele Trevisan Organiza

Organize os copos em fileiras

Armário de cozinha
Foto: personal_organizer_marluce

Os copos também merecem muita atenção e devem ser organizados em fileiras, para que fiquem acessíveis e fáceis de serem identificados. Aliás, você também pode separar os copos por categorias, de acordo com a finalidade de cada conforme a situação e a ocasião em que serão usados.

Canecas penduradas em gancho

Armário de cozinha
Foto: Ju Aragon

Assim como os copos, suas canecas também podem ficar mais organizadas o armário de cozinha, sendo penduradas por suas alças em ganchinhos, deixando dessa forma o espaço livre para dispor os pratos do conjunto.

Use potes herméticos

Perfeitos para armazenar mantimentos depois de abertos da embalagem, os potes herméticos, além de deixarem o ambiente muito mais práticos e organizado, ajuda na hora da identificação de cada mantimento, já que você pode deixar cada um deles identificado com uma etiqueta.

Armário de cozinha
Foto: gabisimoesorganizer
Armário de cozinha
Foto: Michele Trevisan Organiza

Organize as panelas no armário

Armário de cozinha: panelas
Foto: Ledyanne Carvalho Organizer
Armário de cozinha
Foto: Michele Trevisan Organiza

Veja Também

1 Comentar

  • Léia Cristina Calixto dezembro 8, 2021 12:05 am

    Que lindo! Parabéns

Deixe um Comentário

2 × cinco =