A Roca Cerámica, marca do Grupo LAMOSA no Brasil, participou do Congresso Internacional de Design de Interiores (CONAD), realizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), nos dias 26 e 27 de agosto, no CREA-SP, em São Paulo.
Com o tema ‘O Futuro é Agora’, a programação contou com palestras, workshops e oportunidades de networking que exploraram o equilíbrio entre tecnologia, inteligência humana e sustentabilidade.
Neuroarquitetura em foco
Um dos destaques foi a palestra de Christie Silva Schulka, marketing manager da Roca Cerámica, com o tema ‘Humanos: O Poder da Emoção, do Desejar e do Criar’. Especialista em neurociência, ela abordou como a neuroarquitetura pode transformar espaços em ambientes que estimulam bem-estar, criatividade e produtividade, unindo ciência e design.

“A percepção dos espaços vai além da estética – ela é influenciada pelas emoções e memórias individuais”, afirmou a marketing Christie. Para ela, a neuroarquitetura trabalha com os cinco sentidos – cores, iluminação, sons, aromas e até o paladar – para criar experiências únicas e mais humanas.
Inovação e sustentabilidade na Roca Cerámica
Durante o evento, a Roca Cerámica apresentou um stand com alguns dos principais lançamentos da marca em 2025, com soluções em diferentes formatos e acabamentos que unem design realista, tecnologia e sustentabilidade.

Reconhecido como pioneiro em práticas sustentáveis no setor, a Roca Cerámica foi a primeira indústria de revestimentos cerâmicos nacional a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo padronizado pela ISO 14040 que mede e orienta a redução dos impactos ambientais. Entre as iniciativas já adotadas estão:
- Transporte: mais de 60% da matéria-prima é extraída no Paraná, onde estão instaladas suas três unidades fabris;
- Matéria-prima: as jazidas de argila são monitoradas e recuperadas após o uso;
- Água: 100% da água é tratada antes de ser reaproveitada ou devolvida;
- Energia: Fonte com mais de 30% de origem renovável, com destaque para a biomassa, mais limpa e eficiente;
- Resíduos: 99% dos resíduos gerados na fábrica são destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem;
- Embalagens: 100% recicláveis e seus pallets são feitos de madeira reflorestada.
Além disso, a empresa trouxe ao mercado interno os SuperFormatos, que ampliam a experiência de revestimentos em pisos, paredes e até mobiliário, e incorporou a tecnologia Biosafe – nanopartículas de prata que eliminam 99% de vírus e bactérias em até 15 minutos, com eficácia por toda a vida útil do porcelanato.
O futuro do morar
Ao unir inovação, ciência e responsabilidade ambiental, a Roca Cerámica reforça seu protagonismo no setor de revestimentos e contribui para a construção de um futuro do morar mais humano, sustentável e conectado – em sintonia com o tema central do CONAD ABD 2025.
Sobre Christie Silva Schulka
Com mais de vinte e cinco anos de experiência trabalhando em multinacionais líderes em seus setores, há 8 anos é executiva a frente do marketing do Grupo LAMOSA no Brasil, empresa responsável pelas marcas Roca Cerâmica e Incepa.
Formada em propaganda, tem MBA em Marketing pela FGV e é Especialista em Neurociência com ênfase em Neuromarketing Digital pela Universidade Positivo. Especializou-se também em Gestão pela UP, Design Thinking pela University of Virginia. Em 2020 realizou especialização em Futures Thinking pelo Institute for the Future, com sede em Palo Alto, Califórnia. Em em 2021, especializou-se em Liderança e Inovação pelo MIT, em 2022 obteve a Certificação Internacional em Foresight Estratégico pela W Futurismo.
Esteve à frente de projetos de inovação em marketing e serviços. Sempre antecipando conceitos na prática e traduzindo tendências. Nos últimos anos vem aprofundando os estudos sobre futuro(s) e em Inteligências Humanas através da neurociência.
Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil
O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.
Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 32% desse volume por meio de créditos de reciclagem.
www.rocaceramica.com.br
www.incepa.com.br
www.grupolamosa.com
@rocaceramicabr | @incepabrasil
Showroom Grupo LAMOSA no Brasil
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430

Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Enfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.
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