A mesa de centro pode parecer um detalhe, mas não é: ela preenche a sala de estar como um eixo e sobre ela se apoia o cotidiano: desde objetos decorativos até elementos funcionais que ajudam a dispor o ambiente.
Essa força de presença fica ainda mais evidente em projetos que exploram formatos, dimensões (incluindo a altura), materiais e usos inovadores. De acordo com as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura e Design, em diferentes propostas, o móvel alcança status de ‘star’ não só por seu design, mas pela forma como dialoga com o projeto.
Para as profissionais, o segredo, que não é tão segredo assim, está sempre no equilíbrio, que abarca questões sobre estilo e sua usabilidade. “Definitivamente, a mesa de centro deve transmitir personalidade. Nada de ‘passar’ batido os olhos”, avaliam.
A leveza do vidro
A ousadia no décor não necessariamente se deve ao forte impacto que determinada decisão pode entregar. Muito pelo contrário: sair do óbvio significa saber tomar a decisão sobre algo que terá o seu merecido reconhecimento no ambiente.

Foi com essa certeza que as arquitetas elegeram a sutileza do vidro como matéria-prima para a mesa de centro desse lounge. “Tínhamos certeza de que, mesmo sabendo que a mesa sozinha já é linda, ela se completaria no projeto”, dizem Vanessa e Claudia. A aposta foi certeira: o formato orgânico e original da mesa D’Água, com o design autoral de Jacqueline Terpins.
Um eterno clássico

Indubitavelmente, a madeira sempre será hors concours na confecção das mesas de centro. A dupla afirma que, para se evidenciar, nem sempre é preciso sair dos padrões, uma vez que o clássico, bem implantado funciona muito bem.
Foi o caso da mesa de centro que escolheram para o living acima, que se sintoniza com o estilo decorativo predominante e que tem a área externa como pano de fundo.
Combinações de tamanhos e desenhos

As especialistas salientam que ficou para trás a ideia do ‘parzinho combinadinho’. Isto é, mesa de centro não precisa seguir referências e dimensões semelhantes. “Particularmente, vemos muita beleza nesses arranjos que se tornam exclusivos autorais”, contam.


Design assinado

Na arquitetura de interiores, o design assinado sempre acrescenta valor pela genialidade do desenho realizado por seu criador. Para as especialistas, a mesa de centro é um móvel que pode ganhar essa leitura arrojada de nomes consagrados do design nacional.

Natureza no centro das atenções

Esculpida em madeira maciça, a mesa de centro que integra o living da varanda externa reuniu a rusticidade elegante que valoriza o ambiente e a conexão com a natureza.
A mesa de centro pode ser substituída?

A mesa de centro é valiosa, mas não é essencial. Seja pelo layout do ambiente ou por preferências do morador, ela pode deixar de marcar presença por seu papel decorativo, mas ter o apelo do apoio e suporte executados por outro itens como um pufe ou um banco, por exemplo.
É obrigatório ter uma mesa de centro?
A resposta é não, e as arquitetas explicam o motivo. Além do gosto do cliente, elas argumentam que as dimensões da sala contam na decisão de incluí-la no projeto. “Pensando na circulação confortável das pessoas, o parâmetro é considerar um espaço mínimo de 50 a 60 cm. Menor que isso, tornam-se muito comum os esbarrões que podem machucar moradores e convidados”, orientam.

Sobre o escritório Paiva e Passarini Arquitetura e Design
A parceria entre as profissionais Claudia Passarini e Vanessa Paiva é uma prova de que a sofisticação e a técnica trazem excelentes resultados. O escritório Paiva e Passarini já assinou mais de 600 projetos em mais de 14 anos de união, tendo como pontos de destaque o atendimento aos clientes e a qualidade técnica dos projetos. A dupla imprime a sofisticação de uma maneira que atenda às necessidades reais das pessoas, engenhosamente combinando a marca Paiva e Passarini com a expectativa dos clientes para realizar sonhos.
(17) 3235-2618
[email protected] | www.paivaepassarini.com.br
@paivaepassarini

Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Enfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.
E-mail: [email protected]