Enfeite Decora
  • Arquitetura
  • Decoração em geral
    • Areas gourmet
    • Banheiro
    • Cozinha
    • Lavanderia
    • Quartos
    • Sala de estar
    • Sala de jantar
    • DIY | Artesanato
  • Jardinagem
    • Plantas
    • Pergolados
  • Para Casa
    • Construção
  • Releases
  • Noticias
  • Stories
  • Arquitetura
  • Decoração em geral
    • Areas gourmet
    • Banheiro
    • Cozinha
    • Lavanderia
    • Quartos
    • Sala de estar
    • Sala de jantar
    • DIY | Artesanato
  • Jardinagem
    • Plantas
    • Pergolados
  • Para Casa
    • Construção
  • Releases
  • Noticias
  • Stories
No Result
View All Result
Enfeite Decora
No Result
View All Result
Home Noticias

Tramontina lança movimento que valoriza o poder terapêutico das atividades manuais

Nova campanha convida o público a redescobrir o bem-estar por meio de experiências simples como cozinhar, plantar e consertar

by Cláudio P. Filla
19 de setembro de 2025
in Noticias
Tramontina lança movimento que valoriza o poder terapêutico das atividades manuais
Share on FacebookShare on Twitter

Em meio à rotina cada vez mais acelerada e digital, a Tramontina propõe uma pausa: olhar para dentro, respirar fundo e redescobrir o prazer de fazer com as próprias mãos. Cozinhar uma receita especial, cultivar um canteiro ou até mesmo consertar algo em casa — essas ações simples, muitas vezes subestimadas, foram comprovadas como poderosas aliadas na busca por mais equilíbrio emocional e bem-estar.

Essa é a premissa do novo movimento de comunicação lançado pela marca nesta sexta-feira (19), resultado de uma parceria com a agência W3Haus. O projeto é sustentado por um estudo neurocientífico feito em colaboração com a Forebrain Neurotecnologia, que revelou dados surpreendentes: atividades manuais são capazes de reduzir significativamente os níveis de estresse e aumentar sensações de relaxamento. A prática de cozinhar, por exemplo, chegou a elevar em até 49% os níveis de relaxamento cerebral entre os participantes analisados.

Cozinhar, plantar, consertar: gestos que transformam o dia a dia

A proposta da campanha vai além da publicidade tradicional. Trata-se de um manifesto contemporâneo pelo valor dos gestos cotidianos, que muitas vezes passam despercebidos na correria da vida urbana. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a Tramontina decidiu traduzir esse potencial de transformação em uma linguagem sensível e envolvente, usando o audiovisual como ponte com o público.

Lázaro Ramos, Karina Alves e Jean Ribeiro da Silva foram convidados a participar de uma jornada real: cada um deles se dedicou a uma atividade manual específica, com acompanhamento das reações cognitivas e emocionais ao longo do processo. As descobertas — pessoais e científicas — ganharam forma em uma série de filmes em estilo documental, revelando como gestos simples podem reequilibrar a mente e o corpo.

Veja Também

CASACOR São Paulo 2025: Gleuse Ferreira vence prêmio com bilheteria inspirada na cultura nordestina

Alta nos resultados do mercado imobiliário reacende interesse por leilões de imóveis

A experiência trouxe à tona memórias, reconexão com o tempo e com a própria história. “Ao colocar a mão na terra ou preparar um alimento, algo muda na percepção do tempo. É como se a vida pedisse para ser sentida mais devagar”, comentou Lázaro, em um dos trechos do documentário.

Um projeto com propósito: relaxar para viver melhor

A iniciativa extrapola a estética visual e ganha relevância como um movimento social e emocional. Com uma abordagem multicanal, a campanha será veiculada na TV aberta, plataformas de streaming e mídias digitais, sempre com o foco em despertar no público o desejo de experimentar, de voltar às origens e de redescobrir o valor do que é feito à mão.

Complementando a ação, a Tramontina lançou uma landing page exclusiva, reunindo os dados da pesquisa, os bastidores do experimento e inspirações para quem deseja incorporar atividades manuais no dia a dia. A ideia é criar um espaço onde cada pessoa possa se reconhecer — e se permitir.

Muito além da marca: um novo olhar para o bem-estar

Ao se apropriar do conceito de “atividade manual como autocuidado”, a Tramontina reforça um posicionamento que vai além de seus produtos e convida à reflexão sobre o tempo, o ritmo e os sentidos. É um chamado para trocar a performance pela presença, o excesso pela intenção.

A campanha também aposta em uma estética delicada e sensorial, fruto da cocriarão com as produtoras Vetor Zero e Cabaret, que assinam a produção do filme principal. A direção priorizou a intimidade das cenas e os silêncios significativos, acompanhando os participantes em momentos autênticos e, muitas vezes, emocionantes.

Ao resgatar a importância do toque, da escuta e do tempo dedicado a si mesmo por meio da prática, a marca se alinha a um desejo crescente: o de uma vida mais conectada à essência. Uma vida onde o simples não é sinônimo de banal, mas de essencial.

Cláudio P. Filla
Cláudio P. Filla

Sou Cláudio P. Filla, formado em Comunicação Social e Mídias Sociais. Atuo como Redator e Curador de Conteúdo do Enfeite Decora. Com o apoio de uma equipe editorial de especialistas em arquitetura, design de interiores e paisagismo, me dedico a trazer as melhores inspirações e informações para transformar ambientes.

E-mail:
[email protected]

Artigos relacionados

ABBRACCIO - CASACOR Rio Grande do Sul - Sofá Kalós e Poltrona Bergamota
Noticias

Salva leva mobiliário autoral para a CASACOR Rio Grande do Sul

by Cláudio P. Filla
16 de maio de 2025
0

Referência no design brasileiro de mobiliário de alto padrão, com o couro como sua principal matéria-prima, a Salva leva seu portfólio para ambientes de destaque na CASACOR Rio Grande do Sul 2025, que acontece até...

Read moreDetails
Agência Gov | Via Correios
Noticias

Rembrandt chega ao CCCRJ com 69 gravuras originais

by Cláudio P. Filla
16 de setembro de 2025
0

Pela primeira vez, o Brasil recebe uma mostra de grande porte dedicada a Rembrandt Harmenszoon van Rijn, com 69 gravuras originais do artista holandês que redefiniu os rumos da arte ocidental com...

Read moreDetails
A arquiteta Janaina Casagrande aguarda, com expectativa, o início da 38a edição da CASACOR São Paulo | Foto: divulgação
Noticias

CASACOR São Paulo 2025: Reconexão do ser humano com a natureza inspira projeto de banheiro assinado pela arquiteta Janaina Casagrande

by Cláudio P. Filla
14 de maio de 2025
0

Em sua segunda participação na maior mostra da América Latina, a arquiteta Janaina Casagrande chega à CASACOR São Paulo 2025 imbuída de seus propósitos: imprimir sua essência de trabalho, seu vasto conhecimento nas questões que envolvem...

Read moreDetails
Banco Santander realiza leilão de mais de 40 imóveis
Noticias

Banco Santander realiza leilão de mais de 40 imóveis

by Cláudio P. Filla
25 de junho de 2025
0

O Banco Santander, em parceria com a Frazão Leilões, está leiloando 44 imóveis residenciais. O evento, que é realizado online, oferece imóveis localizados nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso...

Read moreDetails
  • Aviso legal
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Credibilidade e Verificação de Conteúdo
  • Politica editorial
  • Mídias sociais
[email protected]

©2021 - 2025 Enfeitedecora, Sua fonte de ideias criativas em decoração, arquitetura e jardinagem. - Editora CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

No Result
View All Result
  • Arquitetura
  • Decoração em geral
    • Areas gourmet
    • Banheiro
    • Cozinha
    • Lavanderia
    • Quartos
    • Sala de estar
    • Sala de jantar
    • DIY | Artesanato
  • Jardinagem
    • Plantas
    • Pergolados
  • Para Casa
    • Construção
  • Releases
  • Noticias
  • Stories

©2021 - 2025 Enfeitedecora, Sua fonte de ideias criativas em decoração, arquitetura e jardinagem. - Editora CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

Nós estamos usando cookies neste site para melhorar sua experiência. Visite nossa Politica de privacidade.