Pular para o conteúdo

Canna indica: como plantar e cuidar dessa planta tropical e colorida

Canna indica

A canna indica, também chamada de cana da índia, bananerinha de jardim ou cana-do-brejo, é uma ótima opção para quem quer trazer mais vida e beleza para o seu jardim.

Anúncios

Com flores de cores variadas, que vão do amarelo ao vermelho, passando pelo rosa, ela é uma planta perene e tropical, que se multiplica com facilidade e encanta com o seu paisagismo. Neste texto, você vai aprender como plantar e cuidar da canna indica, seguindo algumas dicas simples e práticas.

Características da canna indica

Pertencendo à família das cannaceae e ao gênero das canna, a Canna indica L. é uma planta tropical nativa da América do Sul, mas que pode ser encontrada em outras regiões tropicais e subtropicais do mundo. Ela pode atingir até 1,5 metro de altura, com folhas verdes e largas, em formato de lança.

canna indica
Imagem: kenjeplant – Cultivo da flor cana da india

É conhecida por suas flores são grandes, perfumadas e duráveis, e podem ter cores como amarelo, vermelho, rosa, laranja, branco e roxo. Aliás, algumas variedades podem ter mais de uma cor na mesma flor, e a floração da ocorre durante todo o ano, mas é mais intensa na primavera e no verão.

Anúncios

Como cuidar da canna indica

A canna indica é uma planta de fácil cultivo e manutenção, que não exige muitos cuidados. No entanto, para que ela fique sempre bonita e saudável, é preciso seguir algumas recomendações.

Luz do sol

A canna indica precisa de pelo menos seis horas de luz solar direta por dia, para que ela possa fazer a fotossíntese de forma eficiente e produzir flores bonitas e coloridas.

canna indica
Imagem: @trincanodedo – Exposição da cana da india ao sol

Caso seja cultivada em um ambiente onde ela receba menos luz do que ela precisa, ela pode ficar fraca, pálida e sem flores. Por isso, é preciso escolher um local que receba bastante sol para plantar a canna indica.

Anúncios

Rega

A canna indica é uma planta que se adapta muto bem ao litoral, assim como regiões mais tropicais. Por isso, deve ser cultivada em locais onde possa estar exposta a chuvas ou ser regada conforme o clima da região.

Se o clima estiver quente e sem chuvas, o ideal é rega-la de duas a três vezes por semana. Logo, se o clima estiver mais chuvoso ou for no inverno, as regas devem ser reduzidas de uma a duas vezes por semana no inverno. Além disso, evite molhar as folhas e as flores, para evitar o aparecimento de fungos e doenças.

Anúncios

Adubação

Por mais que não seja exigente com adubação, ela se beneficia da presença de nutrientes durante o período de crescimento e floração. Como recomendação, você pode adubar a planta a cada dois meses, usando um adubo orgânico, como húmus de minhoca, Bokashi ou torta de mamona, seguindo as instruções da embalagem.

Você também pode usar um adubo químico, como NPK 10-10-10, diluído em água, uma vez por mês, na primavera e no verão. Entretanto, evite adubar a planta no outono e no inverno, pois isso pode prejudicar o seu repouso vegetativo.

Anúncios

Poda

As podas podem ser realizadas para remover as folhas e as flores secas ou murchas, para manter a planta limpa e bonita. Além disso, você também pode cortar os rizomas que ficarem muito grandes ou velhos, para renovar a planta e obter novas mudas.

Pragas e doenças

Por mais que seja considerada como uma planta resistente, que não costuma sofrer com pragas e doenças, ela pode ser acometida por alguns problemas.

Anúncios

Pulgões

Os pulgões são insetos sugadores que se alimentam da seiva das folhas e dos brotos, causando deformações, manchas e queda das folhas.

Para evitar os pulgões, você pode pulverizar a planta com uma solução de água e sabão neutro, ou usar um inseticida natural, como óleo de neem ou calda de fumo.

Ácaros

Os ácaros, são aracnídeos microscópicos que se alimentam da seiva das folhas, causando manchas amareladas, secas e pontilhadas, além de poderprovocar o enrolamento e a queda das folhas.

Para evitar os ácaros, você pode aumentar a umidade do ar, borrifando água nas folhas, ou usar um acaricida natural, como óleo de neem ou enxofre.

Anúncios

Cochonilhas

As cochonilhas são insetos sugadores que se alimentam da seiva das folhas e dos caules, causando manchas amareladas, murchas e pegajosas.

Para evitar as cochonilhas, você pode remover as partes afetadas com uma escova ou um pano úmido, ou usar um inseticida natural, como óleo de neem ou álcool.

Ferrugem

A ferrugem é uma doença causada por um fungo que provoca o surgimento de pústulas alaranjadas nas folhas, que se tornam amareladas e caem.

Para evitar a ferrugem, você pode evitar molhar as folhas, manter uma boa circulação de ar e retirar as folhas infectadas. Você também pode usar um fungicida natural, como bicarbonato de sódio ou leite.

Anúncios

Mosaico

O masaico é uma doença causada por um vírus que provoca o aparecimento de manchas irregulares de cores diferentes nas folhas, que se tornam deformadas e caem.

Não há cura para o mosaico, por isso, é preciso evitar o seu contágio, usando ferramentas limpas e desinfetadas, e eliminando as plantas doentes. Você também pode evitar os insetos que transmitem o vírus, como os pulgões.

Curiosidades sobre a canna indica

A canna indica é uma planta que possui algumas curiosidades interessantes, que valem a pena conhecer.

  • É uma planta que pode ser usada para fins medicinais, pois possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antissépticas e cicatrizantes. Ela pode ser usada para tratar feridas, inflamações, dores, infecções, hemorroidas, entre outros problemas de saúde.
  • A cana da índia pode ser usada para fins alimentícios, pois possui partes comestíveis, como os rizomas, as flores e as sementes. Ela pode ser consumida cozida, assada, frita ou em forma de farinha, sendo rica em amido, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
  • É uma planta que pode ser usada para fins ornamentais, pois possui uma grande variedade de cores e formas, que podem criar belos arranjos e buquês. Ela também pode ser usada para fazer artesanatos, como cestos, bolsas, chapéus, entre outros objetos.